SUPERAVENTURAS MARVEL


Ela foi conhecida durante um bom tempo, como a revista que tinha sempre uma edição mais memorável do que a outra. Não era exagero. Pelas páginas de Superaventuras Marvel, publicada pela Ed. abril, passaram algumas das melhores HQs de super-heróis  já editadas no Brasil. Foram 176 edições mensais publicadas durante quase 15 anos. Para entender a importância dessa revista, o ideal é dividir sua trajetória em fases. A primeira compreende as edições 1 a 13, de julho de 1982 a julho de 1983, período marcado por HQs do Demolidor, Luke Cage, Conan, Pantera Negra, Dr. Estranho e Miss Marvel.


Edição 1
julho de 1982
Entre as atrações da revista, estava a fase do Demolidor de Frank Miller. Mostra Demolidor pela primeira vez em combate com o Mercenário.

Demolidor, O Homem sem Medo, já não era publicado no Brasil há algum tempo, desde o Almanaque Marvel 5 (fevereiro de 1980), da editora RGE. Era o mesmo caso de Luke Cage, que saíra, pela última vez, em outra revista da mesma editora: Super-Heróis Marvel 1 (junho de 1979). Conan já era conhecido dos leitores pois aparecia  constantemente nas páginas de Heróis da TV, da Ed. Abril, e tinha um filme recém-lançado nos cinemas. Sua presença era um chamariz para ajudar nas vendas. Nos Estados Unidos, Frank Miller recriara com sucesso o Demolidor como um herói urbano e sombrio, bem diferente do que era publicado anteriormente. Ciente da boa recepção ao material, a Ed. Abril escolheu publicar as aventuras do herói a partir da fase de Miller. Já Pantera Negra e Luke Cage tiveram suas HQs retiradas de suas primeiras aparições como personagens principais em Jungle Action Featuring Black Panther e Luke Cage, Hero for Hire. Miss Marvel teve poucas aventuras teve poucas aventuras publicadas em Superaventuras, com destaque para as que envolviam a vilã Hécate, líder do grupo Elementais. A história gerou confusão para os leitores, pois a trama lidava, sem maiores explicações, com as consequências do combate anterior dos Elementais coma  Múmia Viva, personagem publicado em revista própria da Bloch nos anos 1970.


Edição 3
setembro de 1982
Demolidor conta sua origem ao repórter de jornal Ben Urich. 


A segunda fase de Superaventuras Marvel é considerada a melhor da revista e vai da edição 14 a 48, de agosto de 1983 a junho de 1986.  Na edição 14, o destaque foi para a estreia dos Novos X-Men, que voltavam a ser publicados exatamente do ponto em que a RGE parou. Era a fase áurea de Chris claremont (corroteirista) e John Byrne (desenhista e corroteirista), que juntos iam habilmente conduzindo a trama que resultaria numa das maiores obras dos quadrinhos: a trágica morte da Fênix. Foi durante esse período que Wolverine  começou a ganhar status de x-man favorito dos fãs.


edição 14
agosto de 1983
A estreia dos Novos X-Men, perdidos no labirinto mortal do Arcade.
edição 16
outubro de 1983
Publicada a origem dos Novos X-Men, revelando como a equipe foi formada.
Kull, o Conquistador, e Sonja vieram suprir o gênero "espada-feitiçaria", que estava em aberto desde a saída de Conan de Superaventuras. Sonja vinha das páginas de Heróis da TV, enquanto Kull fora publicado o Brasil pela última vez em 1973 na revista Koll, o Conquistador, da Editora Roval. Outra estreia importante do período foia a do Mestre do Kung Fu, iniciando uma nova fase após a suposta morte de seu pai, o sinistro Fu-manchu. A peregrinação feita pelo herói Shang Chi em busca de iluminação espiritual após se desligar do serviço secreto inglês rendeu HQs memoráveis desenhadas por Mike Zeck e, depois, por Gene Day.

Edição 22
abril de 1984
Duelo entre Elektra e Mercenário, em que a ninja morre nos braços do Demolidor.

No campo das novidades, o leitor foi brindado com a minissérie da Viúva Negra, escrita por Ralph Macchio e desenhada por George Perez,  e a publicação de Os Eternos, de Jack Kirby. A série original  dos Eternos já havia começado a ser publicada no Brasil pela Bloch Editores nas páginas da revista Capitão América, que não a concluiu. Assim como na Bloch, a Abril não publicou a série até o fim, alegando que a arte de Kirby era antiquada. Entretanto, o que prejudicou a compreensão  do roteiro foram os cortes de páginas praticados pela editora. No processo de colocar a cronologia Marvel em ordem no Brasil, o material clássico somente era publicado em caso de extrema necessidade e com o mínimo de páginas possível. Após alguns anos, e muita reclamação dos leitores, essa prática foi abolida.

Edição 25
julho de 1984
Começa a série Eternos, e em X-Men, tem início a saga da Fênix.
Edição 31
janeiro de 1985
Com os X-Men capturados pelo Clube do Inferno, Wolverine resgata a equipe
Mesmo afastado dos títulos mutantes, John Byrne ainda estava numa ótima fase em sua arte e na edição 43 (janeiro de 1986) estreava a primeira aventura dos heróis canadenses da Tropa Alfa. Porém, os leitores já eram brindados com As Origens da Tropa Alfa, publicadas desde Superaventuras Marvel 28 (outubro de 1984). Durante a publicação da revista Alpha Flight nos EUA, a cada edição era contada a origem de um de seus membros e a Abril publicou antes essas histórias de apresentação, para que os leitores se familiarizassem com os novos  heróis que estavam chegando. Em Superaventuras Marvel 45 (março de 1986) foi publicada Dias de um Futuro Esquecido, uma das últimas HQs dos mutantes desenhadas por John Byrne. A saga mostrou um destino sombrio para os X-Men e influenciou boa parte das histórias dos mutantes nas décadas seguintes.

Edição 43
janeiro de 1986
Estreia da TRopa Alfa, com a arte e roteiro de John Byrne no seu auge criativo.
Edição 45
março de 1986
Começa Dias de Um Futuro Esquecido, uma das melhores HQs dos X-Men.

Um dos maiores sucessos da revista, claro, sempre foram as histórias do Demolidor. Em especial aquelas em que Frank Miller mostrava o herói atormentado e questionando sua própria sanidade após a morte de Elektra, sua amda. Até então, não era comum ver super-heróis em situações tão dramáticas quanto essas nas histórias do gênero publicadas no Brasil. A fase áurea de Superaventuras Marvel chegou ao fim com o afastamento de Miller das aventuras do Demolidor, deixando a dúvida se as novas HQs manteriam o mesmo nível de qualidade.

Comentários