HOMEM-ARANHA

Em julho de 1983, após pequena ausência nas bancas brasileiras, a Abril deu início à nova fase do herói e foi, de longe, a editora que mais publicou material do personagem até então. Sua revista própria publicou material do personagem até então. Sua revista própria, Homem-Aranha, teve 205 edições e, ao longo dessa trajetória, brindou os leitores não só com histórias de excelente qualidade do Amigo da Vizinhança, como também de outros heróis. Vale destacar a fase de Ka-Zar, por Bruce Jones e Brent Anderson, o Quarteto Fantástico, de John Byrne, e o Justiceiro, de Mike Baron e Mark Teixeira.

Homem-Aranha
(1ª Série)
Coleção

Durante esses anos todos, a editora colocou uma grande quantidade de especiais e minisséries  em bancas, além de outra longeva revista mensal, A Teia do Aranha. Esse título começou a ser lançado em outubro de 1989, em formato magazine (21 x 27,5 cm), mas após o número cinco passou para o tradicional formatinho, e trazia a republicação de histórias clássicas do herói. A revista também publicou na íntegra a famosa série "Guerras Secretas", mas, a partir de janeiro de 1996, passou a lançar apenas material inédito, trazendo estampada na capa a chamada: Agora Em Nova Fase!" Tal qual o título principal do herói, A Teia do Aranha foi cancelada na edição #129 para dar lugar à Série Premium.

A Teia do Aranha
Coleção

Entre janeiro de 1996 e abril de 1997, o Aranha ganhou outra revista em bancas, a Spider-Man Collection, que durou 16 edições. Em formato americano, capa cartonada e em preto e branco, a série republicou material clássico do herói na ordem cronológica, com uma tradução superior a todas as anteriores e bom acabamento. As capas traziam um legenda - "Aventuras clássicas da década de 60 produzidas por Stan Lee, Steve Ditko e John Romita" - e, em negrito, enfatizavam a proposta: "Para ler e colecionar!".

Spider-Man Collection
Coleção

O cancelamento da revista se deu por conta da reformulação da linha editorial; assim, em agosto de 2000, imediatamente um mês após a edição #205, saiu Super-Heróis Premium -Homem-Aranha. foram 17 edições publicadas até dezembro de 2001. Quando a Abril perdeu os direitos da Marvel no Brasil.

Homem-Aranha
(2ª Série)
Coleção

O Homem-Aranha foi o protagonista de várias edições da revista Grandes Heróis Marvel (que sempre apresentava um herói diferente), com destaque para a #04, na qual encontra X-Men e Kazar. Estrelou em janeiro de 1985 o Superalmanaque do Homem-Aranha, com 132 páginas. No ano seguinte, foi o chamariz das duas primeiras edições da coleção Marvel Especial, que reuniu todos os confrontos até então do herói com seu pior inimigo, o Duende Verde ( as capas eram do brasileiro Watson Portela).

01
Coleção Marvel Especial

Foi o astro de Graphic Novel #04 (coleção que trazia histórias consagradas de material europeu, super-heróis e outros), com a história “Marandi”, uma HQ escrita por Susan K. Putney e primorosamente ilustrada por Bernie Wrightson. Também estrelou duas edições da série Graphic Marvel (mesma proposta da anterior, mas apenas com quadrinhos Marvel), com as histórias “Espíritos da Terra” (#10), do lendário Charles Vess, e “A Essência do Medo” (#16). Entre dezembro de 1996 e agosto de 1998, teve uma coleção de republicações, em quatro edições, chamada O Melhor do Homem-Aranha.

04
Graphic Novel
10
Graphic Marvel
O Melhor do Homem-Aranha

Também foi o atrativo de várias edições do Superalmanaque Marvel, onde foi o destaque da capa do número #01. A Abril também republicou os dois encontros entre Superman e Homem-Aranha em duas ocasiões distintas; primeiro, isoladamente em Super-Homem Contra Homem-Aranha #01 e02 (janeiro de 1986 e julho de 1989) e, depois, dentro da minissérie em quatro edições Grandes Encontros Marve & DC (1993).

Superalmanaque Marvel
Super-Homem Contra Homem-Aranha
Grandes Encontros Marve & DC

Na verdade, em se tratando de minisséries, o herói foi um dos mais explorados pela Abril:

Homem-Aranha – A Última Caçada de Kraven
Homem-Aranha - Tormento
Homem-Aranha & Wolverine

Homem-Aranha – Carnificina Total
Homem-Aranha Ano Um
Homem-Aranha – Anos Perdidos

Homem-Aranha – A Aventura Final
Homem-Aranha & Kazar
Homem-Aranha – Edição Extra

Homem-Aranha & Motoqueiro Fantasma
Homem-Aranha, Justiceiro & Dentes de Sabre – Genes Fabricados
Home-Aranha – O Legado do Mal

Homem-Aranha & Batman
Homem-Aranha & Gen 13
Batman & Homem-Aranha


Homem-Aranha vs. Rei do Crime – Até a Morte



O Homem-Aranha Extra encerrou a era de publicações do herói na Abril; contudo, é válido mencionar que as versões alternativas do personagem também tiveram destaque na editora. Em outubro de 1993, chegou às bancas com muito alarde, revista mensal Homem-Aranha 2099 que começou com ótima qualidade, mas depois perdeu o ritmo, sendo cancelada na edição #39. Ao lado de X-Men 2099, o título condensava toda a linha alternativa do Universo Marvel 2099, trazendo, portanto, histórias de vários outros personagens. Como destaque, vale lembrar da edição #35, que trouxe o tão esperado encontro entre o Aracnídeo tradicional e sua contraparte futurista, em uma bela história escrita por Peter David, com arte de Rick Leonardi. E em setembro de 2001, já quando dava seu canto do cisne, a Abril lançou apenas quatro números de Marvel Século 21 - Homem-Aranha, apresentando pela primeira vez no Brasil as histórias do personagem no Universo Ultimate.

Homem-Aranha Extra
Homem-Aranha 2099
Marvel Século 21 - Homem-Aranha





Comentários