GRANDES HERÓIS MARVEL


Grandes Heróis Marvel foi concebida para comportar histórias fechadas, sagas completas e finalizar arcos de grandes HQs, auxiliando na árdua tarefa de organizar a cronologia Marvel da época. Tinha periodicidade trimestral e, em pouco tempo, tornou-se uma revista memrável que, a cada edição, causava surpresas em seus leitores. Esse sucesso garantiu 66 números, publicados até 1999. As primeiras edições, com exceção do número 2, tinham o formato padrão dos outros gibis da Abril, de 13,5 cm x 19 cm. A maior parte das edições vinha com 84 páginas mas, vez ou outra, variavam entre 100 e 132. 

LINHA DO TEMPO

1983

Estreia nas bancas Grandes Heróis Marvel com a conclusão de A Saga de Thanos. A segunda edição foi no formato 15 cm x 22 cm com uma edição especial natalino. 

1984

Foi só a partir do número 4 que o formato do título se consolidou, publicando apenas arcos de HQs ou sagas específicas, sem histórias avulsas.


1985

GHM sofreu os famosos cortes de páginas das HQs originais para acertos da cronologia. Na história Vingadores vs Defensores teve 26 de suas 100 páginas originais cortadas.

1986

GHM trouxe edições que encerravam grandes sagas que se desenvolviam ao longo de meses como A Saga de Korvak. Os Vingadores apareceram oito vezes em GHM, sendo três ao  lado de outros heróis.
1987

A tropa Alfa estrelou 3 edições de GHM, sendo uma ao lado dos X-Men. Publicado nas primeiras edições de Heróis da TV, nesse ano GHM reprisou um combate entre Thor e Surfista Prateado.
1988

A família mais famosa da Marvel apareceu em cinco edições de Grandes Heróis Marvel sendo uma ao lado dos vingadores.

1989

O herói aracnídeo foi o campeão de aparições em GHM, ele apareceu em dez edições, sendo três delas ao lado de outros heróis. GHM trouxe novamente a primeira aparição do Rei do Crime, publicada no Brasil, pela última vez, na década de 1970 pela Bloch Editores.  essa edição deu origem a revista A Teia do Aranha.
1990

GHM apresentou uma história incompleta que trazia o início da saga Guerras Secretas II, cujos capítulos posteriores foram publicados nos demais títulos Marvel/Abril.
1991

O arauto de Galactus possui quatro aparições em Grandes Heróis Marvel. Nessa edição as novas aventuras do surfista prateado.

1992

Wolverine esteve presente em três edições de GHM. Edição histórica, apresentando arma X, a origem do esqueleto de adamantium de Wolverine.
1993

Frank Castle estrelou quatro edições de Grandes Heróis Marvel, sendo três delas ao lado de outros heróis como Wlverine, Homem-Aranha e do Motoqueiro Fantasma.
1994

Os Novos Guerreiros estrelaram uma única edição de grandes heróis marvel.



1995

O protetor da cozinha do inferno esteve presente em duas edições. A história que todos esperavam a espetacular queda do rei do crime.
1996

A equipe mutante aparece em seis edições sendo uma delas um encontro com personagens de outra editora
1997

O vingador dourado também estrelou seis edições de GHM. Após abandonar os vingadores o homem de ferro forma uma nova equipe: a força tarefa.

1998

A equipe mutante britânica marcou presença em dois volumes da revista.
1999

GHM trouxe as primeiras aventuras solo de Deadpool o mercenário tagarela.



Comentários